Bioquímica Do Envelhecimento

A relação entre envelhecimento e encurtamento dos telômeros tem se tornado cada vez mais clara. Remoção de Ca2+ do citosol® Normalmente esta função esta a cargo do RE, entretanto , quando a concentração de Ca2+ aumenta no citosol a níveis perigosos para a célula ,entra em ação a Ca2+ – ATPase localizada na membrana interna das mitocôndrias , que ao bombear Ca2+ para a matriz mitocondrial retira do citosol.

Placeholder Image

Os tocotrienóis são parte do grupo de fitoquímicos conhecidos como Vitamina E, mas não são incluídos na maior parte dos suplementos de Vitamina E. Neste estudo in vitro , os autores concluíram que gama-tocotrienol protege contra envelhecimento celular oxidativo induzido pelo stress ao modular comprimento dos telómeros, possivelmente via telomerase”.

Mantendo a integridade cromossômica e a garantia da replicação correta dessas extremidades, os telômeros funcionam como um protetor para os cromossomos, assegurando que a informação genética seja perfeitamente copiada quando a célula se duplica (cromossomos sem telômeros são extremamente instáveis).

Por outro lado, efeitos nocivos da vibração sobre corpo humano têm sido amplamente documentada na literatura, particularmente em Medicina do Trabalho, onde trabalho prolongado em máquinas que produzem é conhecido por provocar lesões permanentes nos membros.

A enzima em questão é a telomerase, reparadora das extremidades dos cromossomas (os telómeros), que protegem as células e impedem que a informação genética neles contida seja atingida, contrariando progressivo envelhecimento e mau funcionamento dessas células.