Mundo evolui cada vez mais rápido a nível tecnológico, foram introduzidas nos últimos anos uma séria de novas tecnologias no aproveitamento de energias renováveis como é caso da energia solar térmica e fotovoltaica. Lançamento do Centro de Treinamento em Energia Solar no Senai Taguatinga é realizado graças a uma parceria entre Senai (Departamento Nacional), Senai-DF, Instituto para Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina (Instituto Ideal), Grüner Strom Label e.V. (GSL) e Cooperação Alemã para Desenvolvimento sustentável – por meio da Deutsche Gesellschaft Für Internationale Zusammenarbeit (GIZ).

Com mais de 30 anos cobrindo fatos do Brasil e do mundo, a Agência Globo é um dos sites mais renomados do ramo, a empresa publicou uma matéria declarando melhorias com a Resolução Normativa No – 687, que altera a Resolução Normativa No – 482, de 17 de abril de 2012, e os Módulos 1 e 3 dos Procedimentos de Distribuição – PRODIST, qua a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), autorizou.

Em 2014, mais de um quarto (25,5 %) da produção total de energia primária da UE-28 ficou a dever-se às fontes de energia renováveis , enquanto a percentagem dos combustíveis sólidos (19,4 %, em grande medida carvão) ficou logo abaixo de um quinto e a percentagem do gás natural foi um pouco inferior (15,2 %). petróleo bruto (9,1 %) foi a única outra grande fonte de produção de energia primária (ver Gráfico 1).

Uma outra complicação é que rendimento de um dado coletor não é constante ao longo do dia: assim como uma sala não aquecida que inicialmente requer um calor extra antes de atingir uma temperatura constante, coletor inteiro, isto é, vidro, absorvedor de metal e isolamento à sua volta, bem como ar que encerra, tem de ser aquecidos pelo Sol da manhã, depois de uma noite fria.

Apesar de existirem diferentes sistemas de aquecimento solar de água, na sua generalidade sistema consiste de um painel solar térmico que contem tubos em cobre no seu interior, dentro desses tubos circula um liquido ou gás (não tóxico) especialmente seleccionado pelas suas características termodinâmicas, que se movimenta lentamente dentro do tubo de cobre, absorvendo assim calor que existe nos tubos (proveniente da energia do sol).

A principal vantagem econômica da energia fotovoltaica é rápido retorno do investimento, com uma taxa interna de retorno bastante atrativa, visto que a partir do primeiro dia de funcionamento da usina você já começa a economizar dinheiro A segunda vantagem é que você mantem custo da sua energia, fornecida pelo sol, congelado ao longo de mais de 25 anos.{}

Acima você vê uma ligação muito simples onde esta ligado um painel solar, um controlador de carga, uma bateria e um inversor, esta é a ligação mais simples de se fazer porém, você fica muito limitado a potência que painel pode te fornecer, no caso acima 150 watts, que é suficiente para alimentar algumas lampadas de led, e um ou dois ventiladores, mas por poucas horas que já ajuda no final do mês na conta de energia.

Anúncios